terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Tenho de..." ou "Tenho que?" / "Em vez de" ou "Ao invés de"?

"Em vez de" ou "Ao invés de"?
1 - "Em vez de" indica substituição, troca. Por exemplo:
Em vez de estudar, ficou brincando com os amigos.
Em vez de ir ao cinema, fui ao teatro.
2 - "Ao invés de" indica algo inverso, contrário. Essa expressão supõe uma "oposição". Por exemplo:
Ao invés de ligar os fios na tomada, desligou-os.
Descemos, ao invés de subir.


"Tenho de..." ou "Tenho que?"
1 - Usa-se "Tenho de" quando o sentido for de obrigação, necessidade, desejo ou interesse. Por exemplo:
Temos de lutar por nossos direitos.
O diretor da escola terá de dar explicações sobre o aumento de seu salário.
O expediente tem de acabar as seis horas da tarde.
Eles tinham de avisar a mãe que iriam sair.
O gerente teve de indenizar todos os ex-funcionários.
2 - Usa-se "Tenho que" para expressar possibilidade. Por exemplo:
Talvez você tenha que buscar sua irmã na escola hoje.
É possível que ele tenha que fazer uma operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário