terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRONOMES - Quando usar e como?

Os pronomes demonstrativos indicam a posição de um ser qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no tempo, no espaço e no pensamento. Os pronomes demonstrativos também podem ser flexionados em gênero, número e pessoa. Para cada uma das formas do discurso, há um demonstrativo neutro, invariável, que são: isto, isso, aquilo.
Para esclarecer quando devemos usá-los é preciso citar algumas regras, visto que há mais de um aspecto a ser considerado, tais como:

- Com relação à localização de seres no espaço:
a) Devemos usar "ESTE" (esta, isto) se estivermos nos referindo a algo que está perto da pessoa que está falando. Por exemplo:
Este meu casaco está desbotado.
Ganhei este anel do meu namorado.
Supõe-se que o casaco e o anel estão próximos de quem fala, por isso empregamos o pronome demonstrativo "este".

b) Devemos usar "ESSE" (essa, isso) se estivermos nos referindo a algo que está próximo da pessoa com quem se fala. Por exemplo:
Por favor, alcance-me esses livros que estão à sua frente.
Você vai sair com esse tênis?

c) Devemos usar "AQUELE" (aquela, aquilo) quando estivermos nos referindo a algo que está distante de quem fala e de quem escuta. Por exemplo:
Quero aquela boneca que está em cima do armário.
Aquele olhar me fascina!

- Com relação ao tempo:
a) Devemos usar o pronome demonstrativo "ESTE" e suas flexões com relação ao tempo presente ou ao tempo decorrente. Por exemplo:
Este ano compraremos um carro.
Quero que este verão seja menos quente que os outros verões.
Esta tarde estou feliz.

b) Devemos utilizar o pronome demonstrativo "ESSE" e suas flexões com o  tempo passado ou futuro próximo em relação à época em que a pessoa fala. Por exemplo:
Esse foi o dia que ocorreu o incêndio.
Esses dias encontrei Joana na rua.
Ano passado tive graves problemas de saúde. Não gosto de me lembrar desse ano.
Essa noite será especial para todos.

c) Devemos utilizar "AQUILO" e suas flexões para nos referirmos a um passado distante. Por exemplo:
Tenho saudades da minha infância, aquele sim era um tempo bom.
Conheci meu marido em um baile há 25 anos, aquela foi a melhor festa de minha vida.
Naqueles tempos não havia tanta corrupção.

- No discurso, os pronomes demonstrativos são eficientes elementos de coesão entre o que se está falando e o que já foi dito ou irá dizer adiante. Devemos usar "ESTE" e suas flexões para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a um termo imediatamente anterior. Por exemplo:
Nossa cidade está com muitos problemas, dentre os quais estes: falta de iluminação, de segurança e de saneamento básico.
Você conhece estes versos: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá..."?
Não sei qual o melhor lugar para morar: zona rural ou zona urbana? Acho que esta (última = zona urbana) oferece mais opções de trabalho e estudo.
Quando falei com Maria, esta ficou extremamente feliz.

- Outro caso importante ocorre quando queremos retomar elementos já mencionados utilizando os pronomes demonstrativos. Por exemplo:
O amor, o respeito e a gratidão devem fazer parte da vida do homem. Aquele, por impedir o ódio, esse, por demonstrar educação e este por promover a solidariedade.

- Na elaboração de cartas, os pronomes demonstrativos "ESTE", "ESTA" referem-se ao local em que se encontra quem está escrevendo a carta. Os pronomes demonstrativos "ESSE", "ESSA" referem-se ao local em que se encontra o destinatário. Por exemplo:
Este município tem o prazer de convidar todos os agricultores dessa cidade para participar da Festa do Moranguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário