A apresentação escrita de
um trabalho deve ser realizada conforme indicações:
a) Tipo de papel – deve ser utilizado o papel
branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);
b) Escrita – digitado com tinta preta e somente
um lado da folha;
c) Paginação – as folhas do trabalho devem ser
contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A
numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm
da borda superior do papel, margeado à direita;
d) Margem -
superior e esquerda = 3 cm
inferior e direita = 2 cm;
e) Espaçamento – todo texto deve ser digitado
com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
f) Letra – tipo de letra Times New
Roman ou Arial (de
acordo com a exigência da instituição) tamanho 12 e para citação direta (mais de
cinco linhas) usar fonte tamanho 10;
g)Parágrafo – 2cm da margem esquerda;
SUMÁRIO
*Iniciar em folha distinta, título sem
indicativo numérico, centralizado a 3 cm
da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo;
*Indica as partes do trabalho, capítulos,
itens e subitens, e as páginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027, 2003)
INTRODUÇÃO
*Iniciar em folha distinta apresentando o
indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e
o texto deve iniciar 2cm abaixo.
*A parte introdutória abre o trabalho
propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Consta de
exposição da importância ou relevância do assunto; exposição do objetivo do
trabalho.
*Na seqüência é necessário
delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo
no tempo e espaço; apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica,
pesquisa de laboratório, etc).
DESENVOLVIMENTO
*Também chamado CORPO do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido.
* Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
CONCLUSÃO
se usa quando realmente se encerra a pesquisa;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se usa quando o assunto pode ser considerado um tema em que podem surgir mais pesquisas sobre o assunto, ou seja, o pesquisador poderá dar continuidade.
*Constitui o ponto de chegada, isto é, deve
apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai
concluir.
*A conclusão (ou considerações) não é uma idéia nova ou um
resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos
elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas,
baseadas no desenvolvimento.
REFERÊNCIAS
•Apresenta-se
em folha distinta, título centralizado, sem indicação numérica, elemento
obrigatório. ( ABNT. NBR 14724, 2002)
•Todas
as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page,
CD-ROM, etc)
utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma
lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si
por espaço duplo;
Fazer a referência de uma obra significa reunir um
conjunto de dados (tais como autoria, título, editora, local e ano de
publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser
elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação
Brasileira de Normas Técnicas;
REFERÊNCIAS DA INTERNET
ExemploTAVES,
Rodrigo França. Ministério
corta pagamento de 46,5 mil professores. O
Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível
em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.
O trabalho ainda pode ter ANEXO e outros ítens. É importante consultar também as normas da instituição a que precisa desenvolver seu trabalho. E busque informações recentes, mudanças da ABNT acontecem constantemente.
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