A DISCIPLINA E A INDISCIPLINA COMO FATORES FUNDAMENTAIS DE FORMAÇÃO DO ALUNO CRÍTICO NO MUNDO ATUAL
Esta análise baseia-se em um artigo de Mário Sérgio Vasconcelos que relata sobre as mudanças na sociedade atual acontecem rapidamente alterando relações entre as pessoas e influenciando nosso ritmo cotidiano. A inserção feminina no mercado de trabalho restringe a presença no âmbito familiar que passam a depender de instituições que cuidem das crianças.
Estas mudanças afetam não só as estruturas familiares, mas também os conceitos. Os pais já não sabem quais os caminhos corretos a seguir na educação de seus filhos e as crianças têm comportamentos diferentes da época dos pais. As informações giram de maneira rápida e há uma facilidade enorme a elas devido às novas tecnologias.
As dúvidas dos pais e o comportamento dos filhos refletem-se nas escolas. Logo, os professores encontram dificuldades também. Um dos motivos debatidos no ambiente escolar e nos meios comunicativos modernos diz respeito à ética na escola.
Foi feita uma pesquisa com 756 professores em 5 estados brasileiros sobre indisciplina. Os motivos da indisciplina alencados pelos educadores na pesquisa foram:
· O comportamento indisciplinar deriva de hábitos da família;
· Violência transmitida nos meios de comunicação;
· Condições de desfavorecimento financeiro;
· Problemas sociais como as drogas;
· Problemas escolares internos;
· Despreparo profissional por parte do educador;
Segundo Mário Sérgio Vasconcelos a cerca desses motivos:
“ a escola e os professores não podem fazer nada, se vêem desprovidos de mecanismos de atuação e sentem-se isentos de cumprir o seu papel de facilitadores do processo de constituição do sujeito aluno.”
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