Este Blog é uma maneira de compartilhar conhecimento. Disponibilizo material de estudo aos interessados. Tambem é uma maneira de registrar os eventos em meu trabalho. SEJA BEM VINDO!!!
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
A B surdos e mudos na E D ucação
Absurdos e Mudos na Educação
Se no dito popular “o verdadeiro surdo é aquele que não quer ouvir”, então o verdadeiro mudo é aquele que não quer falar o que precisa ser dito.
Até quando profissionais da educação continuarão debatendo sobre considerar a realidade do aluno, mas na verdade são mudos na sala de aula para as questões reais e horripilantes do cotidiano do educando?
Chegamos a um ponto que passar o conteúdo programado na grade escolar não tem sentido se não estiver conectado, interligado com o contexto que nos rodeia. Nada adianta o professor encher o quadro de formas geométricas e cálculos se é no corpo de adolescentes que encontramos a mais perfeita geometria ou círculo ”vicioso” de violência estampado em marcas roxas e ferimentos de uma surra por alguém alcoólatra. Ou passar para o aluno todas as gerações artísticas e poéticas historicamente, e pedir para que produza uma poesia sobre o amor, se em sua casa há um casal que está em processo de separação. Ou ainda, usar todos os recursos tecnológicos e visuais em sala em uma aula linda e maravilhosa, se o que ele assiste em casa na televisão é o marido traindo a esposa, pais brigando com os filhos e apanhando deles, professores sendo agredidos verbalmente e feito fantoches nas mãos de indivíduos representados por artistas consagrados como se tudo fosse perfeitamente normal. Você já ouviu falar do ditado que diz: “Nadou,nadou e morreu na praia”? Se professores não usarem argumentos convincentes para formar opiniões críticas, com certeza será uma luta perdida.
O professor atual precisa despertar no educando uma reflexão tão profunda a ponto de que este consiga refletir sobre aquilo que vê ou ouve e consiga distinguir o momento de filtrar o que pode ser aproveitado sem que isso atinja negativamente alguém ou a si próprio. Que mostre ao educando seja ele jovem ou adulto, que certos programas que passam na televisão em horário nobre por exemplo são capazes de fazer de um terrorismo uma simples comédia, e tudo parecer normal. Que propagandas sejam pela TV, internet, jornais, revistas, procuram convencer pessoas de todas as faixas etárias ao consumismo e preconceitos.
Como professores, o que seria importante: Cumprir o conteúdo proposto pela escola? Passar horas tentando ajudar o aluno a somar ou corrigir seus erros ortográficos ou de pontuação em textos, entender uma tabela periódica, um mapa ou palavras em inglês? Somente isso?
Se o objetivo é fazer a diferença na vida do educando, formar opiniões, e outras tantas frases belas que são ouvidas e faladas por profissionais da educação, então que não sejamos mudos, que usemos as aulas já preparadas pelos acontecimentos e absurdos diários, façamos debates. Também que nossos ouvidos estejam abertos realmente para ouvir o aluno, ouvir não custa nada e é o primeiro passo para conquistar confiança.
Que as dificuldades da profissão não ceguem e nem emudeçam. Que professores sejam lembrados como verdadeiros mestres. Que estudantes percebam através de professores, coordenadores, diretores, apoio, enfim, coisas que em nenhum outro lugar senão na escola há a possibilidade como: reflexão, amor, carinho, conhecimento, união, família, companheirismo, e outras coisas de suma importância que infelizmente são banalizadas por meios comunicativos, visuais e auditivos e tentam de toda forma contaminar e induzir mentes. Absurdo mesmo é o professor “surdo e mudo” em sala, incapaz de fazer refletir, tirar vendas dos olhos e tampões de ouvidos iludidos.
Professora Kátia Fraitag
ARTIGO SOBRE AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
A DISCIPLINA E A INDISCIPLINA COMO FATORES FUNDAMENTAIS DE FORMAÇÃO DO ALUNO CRÍTICO NO MUNDO ATUAL
Esta análise baseia-se em um artigo de Mário Sérgio Vasconcelos que relata sobre as mudanças na sociedade atual acontecem rapidamente alterando relações entre as pessoas e influenciando nosso ritmo cotidiano. A inserção feminina no mercado de trabalho restringe a presença no âmbito familiar que passam a depender de instituições que cuidem das crianças.
Estas mudanças afetam não só as estruturas familiares, mas também os conceitos. Os pais já não sabem quais os caminhos corretos a seguir na educação de seus filhos e as crianças têm comportamentos diferentes da época dos pais. As informações giram de maneira rápida e há uma facilidade enorme a elas devido às novas tecnologias.
As dúvidas dos pais e o comportamento dos filhos refletem-se nas escolas. Logo, os professores encontram dificuldades também. Um dos motivos debatidos no ambiente escolar e nos meios comunicativos modernos diz respeito à ética na escola.
Foi feita uma pesquisa com 756 professores em 5 estados brasileiros sobre indisciplina. Os motivos da indisciplina alencados pelos educadores na pesquisa foram:
· O comportamento indisciplinar deriva de hábitos da família;
· Violência transmitida nos meios de comunicação;
· Condições de desfavorecimento financeiro;
· Problemas sociais como as drogas;
· Problemas escolares internos;
· Despreparo profissional por parte do educador;
Segundo Mário Sérgio Vasconcelos a cerca desses motivos:
“ a escola e os professores não podem fazer nada, se vêem desprovidos de mecanismos de atuação e sentem-se isentos de cumprir o seu papel de facilitadores do processo de constituição do sujeito aluno.”
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Responsabilidade Social - LETRAS AJES
Aos vinte e quatro dias do mês de setembro de 2011, as turmas de letras III, IV e VI termos, da Instituição de Ensino Superior AJES - Faculdades do Vale do Juruena, juntamente com as professoras Katia e Suzana, participaram do evento da Responsabilidade Social na praça do Módulo 05, cidade de Juína MT.
Após a escolha do local foi afixada a faixa do curso de Letras e colocado um tapete ao chão com livros espalhados, de diferentes gêneros. Os livros foram disponibilizados pelo coordenador do Curso de Letras Claudio Silveira Maia, a professora Suzana e alguns acadêmicos. Os acadêmicos também trouxeram um jogo da memória com vocabulário de Língua Inglesa. Uma mesa foi posta ao lado com mais livros e expunha dois cartazes afixados pela professora Katia com imagens relacionadas a dois clássicos da Literatura Brasileira: Ubirajara e A Pata da Gazela do escritor José de Alencar. O objetivo seria de duas acadêmicas narrar a história destes dois livros contextualizando com a realidade atual.
As atividades planejadas deram início conforme a chegada das crianças. Sentavam no tapete junto aos acadêmicos que liam as histórias dos livros expostos e escolhidos por elas, fazendo a amostragem das figuras. Outro grupo de acadêmicos responsabilizou-se de brincar com as crianças ensinando-as o Jogo da Memória e as palavras em inglês.
Acadêmicos também promoveram a divulgação do curso de Letras através de panfletos com a descrição de aspectos a cerca do desenvolvimento e preparo que o curso oferece no contexto de várias modalidades profissionais ressaltando assim os benefícios e vantagens do curso. Foi elaborada também uma pesquisa sobre a Qualidade da Educação Básica em Juína. Este material foi elaborado pela professora Suzana.
O objetivo maior esteve centrado em promover a reflexão sobre a importância da leitura e despertar o interesse, além de divulgar o Curso de Letras. Ao avaliar o evento foi possível observar que o objetivo foi alcançado.
ESTÃO DE PARABÉNS TODA A GALERA!!
VALEU A PENA!
domingo, 25 de setembro de 2011
DICAS DE HOJE
DICAS DE HOJE:
HOJE VENHO DEIXAR ALGUMAS DICAS... PARA TODAS AS DISCIPLINAS EXISTE UM SITE BEM BACANA, É SÓ DIGITAR SÓ NA FRENTE DA DISCIPLINA QUE PRECISA, EXEMPLO: SÓLINGUAINGLESA, SÓMATEMÁTICA... VALE A PENA, ALGUMAS COISAS PODEM SER USADAS EM AULA.
OUTRA DICA É UM VÍDEOU NO YOUTUBE COM UMA MÚSICA DO GABRIEL O PENSADOR COM O TÍTULO “ESTUDO ERRADO”, É BEM INTERESSANTE A LETRA E NOS FAZ PENSAR SOBRE NOSSOS MÉTODOS EM SALA DE AULA...CUIDADO PROFESSORES...
SER POSITIVO OU SER PROFESSOR?
OLÁ MEUS COLEGAS PROFESSORES,
SEI QUE MUITAS VEZES AO LONGO DA NOSSA PROFISSÃO, BATE UMA REFLEXÃO... ÀS VEZES SOBRE, O SALÁRIO, O DESRESPEITO DOS ALUNOS, VIOLÊNCIA NA ESCOLA, FALTA DE APOIO GOVERNAMENTAL, ENFIM... NÃO DÁ PARA LISTAR TUDO EM UMA PÁGINA DE BLOG, A SITUAÇÃO É COMPLICADA...
E NESTES MOMENTOS PENSAMOS SE VALE A PENA, SE NÃO TERIA SIDO MELHOR FAZER OUTRA FACULDADE DE MEDICINA OU DIREITO... MAS,
A REFLEXÃO QUE QUERO PROPÔR HOJE É OUTRA: A DIFERENÇA QUE PODEMOS FAZER NA VIDA DE ALGUÉM.
MESMO QUE ENTRE MILHARES DE ALUNOS... PODE HAVER UM, QUE REALMENTE FOMOS MUITO MAIS QUE PROFESSORES...
SEGUE ALGUMAS IMAGENS DA NET, QUE NOS FAZEM REFLETIR E RIR, (POR QUE SERÁ? POR QUE SÃO VERDADEIRAS?)
BEM VALE A PENA SER POSITIVO SENDO PROFESSOR...
Poema Concreto para uma amizade Concreta
Poema concreto para uma amiga concreta
IDEA Y DÉIA
A
IDA
E VINDA
DO DIA
DA VIDA
DA DÉIA - DE ANDRÉIA ,
ANDA COM IDÉIAS,
Dá VIDA
Dá GRANDES IDÉIAS
E DÉINHAS,
É A DÉINHA...
Feliz aniversário amiga!
Setembro / 2011
Fotos desfile 7 de setembro - AJES
TURMA DE LETRAS III e IV
TURMA MATEMÁTICA
Professoras e acadêmicos de GEOGRAFIA
Turma de PEDAGOGIA
GEOGRAFIA
Desfile de 7 de setembro, AJES, Faculdade nota 10 de Juína!!!
Os professores e acadêmicos de todas as turmas da faculdade AJES estão de parabéns pela dedicação!!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
DICAS DE ESCRITA: ESCREVA SEU TEXTO
Produção do seu texto:
FASE DE PREPARAÇÃO
1 - Definindo o tema
Se você tem liberdade para escolher sobre o que escrever defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos, não tem nada mais fácil do que escrever sobre algo que gostamos e temos conhecimento.
2 - Sinta-se a vontade
Prepare o seu ambiente de trabalho, ou seja, uma cadeira confortavél, papel e caneta proximos ao computador, local calmo onde as pessoas não vão te interromper.
3 - Em busca de ajuda
Faça uma busca na internet e procure material sobre o tema que vai escrever, busque tudo e leia com muita atenção é de lá que virão as idéias. Na hora que for escrever não cópie os textos utilize-os como base para montar o seu.
ESCREVENDO
1 - Montando o esqueleto
Sua pesquisa deve ter lhe dado subsidios suficientes para montar um esqueleto do texto, por exemplo, se eu fosse escrever sobre Engenharia Social montaria um esqueleto do tipo: O que é, exemplos de como funciona, quem utiliza, porque utilizam, como se previnir. Montar o esqueleto é dividir o texto em partes que auxiliam o leitor no entendimento do texto, é o famoso “introdução, desenvolvimento e conclusão” que aprendemos na escola na aula de redação.
2 - Juntando as idéias
Com o esqueleto montado tente identificar no material que você pesquisou as partes que falam sobre cada divisão do seu esqueleto, pode colocar desordenado mesmo você fará a adaptação mais na frente.
3 - Finalizando
Você já esta com o texto praticamente pronto basta reler e organizar as idéias, fazer com que cada parte do esqueleto se encaixe, neste processo você vai cortar e acrescentar dados.
No final você vai estar com o seu texto pronto, escolha um bom titulo e faça a correção ortográfica, leia pelo menos umas 5 vezes para ter certeza de que esta tudo direitinho, em cada leitura você vai modificar um pedaço do texto, não se preocupe isso é normal, quando conseguir modificar o minimo de coisas em cada leitura esta com o texto ao teu gosto e certamente vai proporcionar uma leitura interessante.
Poesia: Ví
"Ví"
Ví dois corpos fixados
ví afago ser abrigo seguro
ví beijos que se beijavam
ví braços prendendo abraços
ví olhos fechados, já vendo tudo
ví desejos ardentes acobertando a pele
ví mãos em plena viagem de descobrimento....
ví gestos conversando entre sí
ví pernas entrelaçadas
vi palavras escondidas atrás de suspiros
ví suor servir como banho- de prazeres
ví carícias promovendo impactos
ví um fogaréu de chamas entre as almas...
ví dentes ranger em bocas entreabertas
ouvi vozes sedentas de querer mais
Ví e ouvi o amor coxixando ao desejo:
enfim meu bem,
Eu e você
fim
Direitos reservados Kátia Fraitag
Texto parodiado - A Rosa de Hiroshima
A ROSA DE JUÍNA
Pensem nas crianças mudas, apáticas
Diante da cegueira da humana “justiça”:
Um pai preso inocente... A rota da vida alterada
Pensem nas feridas, daquelas três vidas
E no grito abafado, de um injustiçado...
Pensem jurados, no paizinho de vocês,
Pensem jurados; naquelas crianças,
que não tiveram nem oportunidade?
Pense sociedade,
Todo homem é culpado, até que o contrário seja provado?
Não sabem o que fizeram
nem o que disseram,
Porque não sabem o que é ser humilhado!
Não sabem o que é sentir fome
E o homem ficou sem nome,
Antes mesmo de ser julgado...
Pensem nas crianças, sozinhas, apáticas
No dia de visita, “como você cresceu?”
Mas que frase maldita, então ele viu o que perdeu!
Chora pai! A lágrima é a única companhia
No inferno de grades, soluços de agonia...
Mas só não se esqueça da vida, da rosa,
Da esperança da rosa, do perfume da rosa,
Que até borboleta atrai, a livre borboleta, meu pai...
“Um dia tomaremos um sorvete, promete pai?”
À um pai
ENTRE LIVROS E LETRAS
Entre livros e Letras
Vida, letras e poesia
Ás vezes dá asa
Ás vezes azia
Poesia dá poema
Mas poema sem poesia
Dá página vazia
A poesia voa
Poesia de Pessoa
E pessoa em poesia
Poesia dá saudade
E se termina com Andrade
Oswald, Mario, Drummond
É tudo de bom
Eta! Literatura!
Do Brasil, de Portugal
E a essa altura,
Nada é igual
Cantar um tema
Ler um poema...
Só pode ser brincadeira
Então façamos um trato
(Com a rima que se queira)
Poema dá teatro
Ou dá Bandeira
E agora José?
A luz apagou,
E se tudo virar breu
Casimiro de Abreu
E agora Maria?
Se for Castro Alves
Tudo vira poesia...
Palavras são como pétalas
Ou como espinhos
Mas se houver pedra, só se for,
No meio do caminho...
De tudo ao professor
Serei atento
Frase que tudo diz
Martelo de juiz
E Machado,
só se for de Assis
ETA
Letra
Letras
ENTRE LIVROS E LETRAS
Entre livros e Letras
Vida, letras e poesia
Ás vezes dá asa
Ás vezes azia
Poesia dá poema
Mas poema sem poesia
Dá página vazia
A poesia voa
Poesia de Pessoa
E pessoa em poesia
Poesia dá saudade
E se termina com Andrade
Oswald, Mario, Drummond
É tudo de bom
Eta! Literatura!
Do Brasil, de Portugal
E a essa altura,
Nada é igual
Cantar um tema
Ler um poema...
Só pode ser brincadeira
Então façamos um trato
(Com a rima que se queira)
Poema dá teatro
Ou dá Bandeira
E agora José?
A luz apagou,
E se tudo virar breu
Casimiro de Abreu
E agora Maria?
Se for Castro Alves
Tudo vira poesia...
Palavras são como pétalas
Ou como espinhos
Mas se houver pedra, só se for,
No meio do caminho...
De tudo ao professor
Serei atento
Frase que tudo diz
Martelo de juiz
E Machado,
só se for de Assis
ETA
Letra
Letras
Inglês -Cumprimentos
Português | Inglês |
Oi | Hi |
Olá | Hello |
Bom dia | Good morning |
Boa tarde | Good afternoon |
Boa noite | Good evening |
Boa noite (ao se despedir) | Good night |
Como você está? | How are you? |
Prazer em conhecê-lo | Nice to meet you |
Adeus | Good bye, bye |
Até logo | See you soon |
Até breve | See you later |
Por Favor | Please |
Obrigado(a) | Thank you |
De nada | You're welcome |
Desculpe, Com licença | Excuse me |
Desculpe | Sorry |
Parabéns | Congratulations |
Boa sorte | Good luck |
Inglês -Cumprimentos
Português | Inglês |
Oi | Hi |
Olá | Hello |
Bom dia | Good morning |
Boa tarde | Good afternoon |
Boa noite | Good evening |
Boa noite (ao se despedir) | Good night |
Como você está? | How are you? |
Prazer em conhecê-lo | Nice to meet you |
Adeus | Good bye, bye |
Até logo | See you soon |
Até breve | See you later |
Por Favor | Please |
Obrigado(a) | Thank you |
De nada | You're welcome |
Desculpe, Com licença | Excuse me |
Desculpe | Sorry |
Parabéns | Congratulations |
Boa sorte | Good luck |
Inglês -Partes do Corpo Humano
As partes do corpo humano
Head: cabeça
Head: cabeça
Face: rosto
Neck: pescoço
Shoulder: ombro
Elbow: cotovelo
Waist: cintura
Hand: Mão
Leg: perna
Foot: pé
Knee: joelho
Toes: dedos do pé
Thumb: polegar
Fingers: dedos
Arm: braço
Chest: peito
Chin: queixo
Mouth: boca
Tooth: um dente
Teeth: dentes
Nose: nariz
Ear: orelha
Eye: Olho
Hair: cabelo
Inglês -Partes do Corpo Humano
As partes do corpo humano
Head: cabeça
Head: cabeça
Face: rosto
Neck: pescoço
Shoulder: ombro
Elbow: cotovelo
Waist: cintura
Hand: Mão
Leg: perna
Foot: pé
Knee: joelho
Toes: dedos do pé
Thumb: polegar
Fingers: dedos
Arm: braço
Chest: peito
Chin: queixo
Mouth: boca
Tooth: um dente
Teeth: dentes
Nose: nariz
Ear: orelha
Eye: Olho
Hair: cabelo
Inglês - Dias da Semana e meses do ano
Dias da Semana em Inglês
Days of the week
Dias da semana em inglês devem inciar com letra maiúscula em inglês, os dias da semana são chamados de "weekdays", final de semana "weekend", e dia útil de "business day".
Saturday - Sábado
Sunday - Domingo
Monday - Segunda-feira
Tuesday - Terça-feira
Wednesday - Quarta-feira
Thursday - Quinta-feira
Friday - Sexta-feira
Meses em Inglês
Months of the year
Estes são os nomes dos meses em inglês, bem similares aos meses em português.
January - Janeiro
February - Fevereiro
March – Março
April – Abril
May – Maio
June – Junho
July – Julho
August – Agosto
September – Setembro
October – Outubro
November – Novembro
December – Dezembro
Year = ano
Assinar:
Postagens (Atom)