quarta-feira, 21 de março de 2012

"MINHAS ARTES"













































SOU PROFESSORA! E DAÍ?

ATUALMENTE SER PROFESSOR NÃO TEM UMA APARÊNCIA DE PRESTÍGIO NA SOCIEDADE COMO À ALGUNS ANOS.

PARA COMPROVAR ISTO É SIMPLES: PERGUNTAR PARA OS ALUNOS QUAL A CARREIRA E PROFISSÃO PRETENDEM PARA O FUTURO... SÃO MUITOS ADVOGADOS, MÉDICOS, ENFERMEIROS... MAS RAROS OS ALUNOS QUE QUEREM SER PROFESSORES. PORQUE ISTO ACONTECE?
OS CURSOS DE LICENCIATURA MUITAS VEZES SÃO ESCOLHIDOS POR QUE SÃO CURSOS MAIS ACESSÍVEIS FINANCEIRAMENTE. O DESEJO TALVEZ FOSSE DE FAZER UMA GRADUAÇÃO DIFERENTE , MAS POR FALTA DE OPÇÃO, OU DINHEIRO, ENTRE OUTROS MOTIVOS, MUITOS PROFESSORES SÃO FORMADOS COM A IDÉIA DE NÃO ATUAR PERMANENTEMENTE NESTA PROFISSÃO. PODE SER O MOTIVO PARA TANTOS PROFISSIONAIS FRUSTRADOS NA SALA DE AULA, OU ACABAM SE FRUSTRANDO COM O DECORRER DO TEMPO, PORQUE NÃO VÊEM PERSPECTIVA DE MELHORAS, SALÁRIOS NÃO CONDIZENTES COM TAMANHA RESPONSABILIDADE, E ENORMES DESAFIOS QUE A ESCOLA ENFRENTA, ENTRE ELES, A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA, AS DIFICULDADES DE RECURSOS, A RESPONSABILIDADE DE EDUCAÇÃO QUE DEVERIA PARTIR DOS PAIS E SÃO DESPEJADOS NA ESCOLA, ALÉM DE TANTAS COISAS QUE SÃO DESPEJADAS NOS OMBROS DOS NOSSOS PROFESSORES...


VERDADES CEGAS:
O PROFESSOR NÃO PODE REPROVAR ALUNOS...
EXISTEM ALUNOS NA 7 OU 8 SÉRIE QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER, ACREDITE...
OS PROFESSORES SÃO HUMILHADOS MUITAS VEZES EM SALA ( E FORA DELA)...
NAS REUNIÕES PARA OS PAIS, GERALMENTE, NÃO APARECEM MUITOS PAIS DAQUELES ALUNOS QUE MAIS PRECISAM DE "EDUCAÇÃO", QUAL É O PROBLEMA?
PROFESSOR (PRINCIPALMENTE INTERINOS) NÃO PODE FICAR DOENTE...
A INCLUSÃO É LEI MAS NÃO PREPARAM ADEQUADAMENTE OS PROFESSORES PARA TANTO...
NÃO É DADO TEMPO AO PROFESSOR PARA PENSAR EM LUTAR POR SEUS DIREITOS, ELES TÊM QUE TRABALHAR ÀS VEZES TRÊS PERIODOS PARA TER UM SALÁRIO 'DIGNO', ALÉM DE TUDO TEM QUE ENSINAR SEU ALUNO A SER CRÍTICO E LUTAR POR SEUS DIREITOS...CONTRADITÓRIO?!

PROFESSOR SE TRANSFORMA MUITAS VEZES EM MÉDICO, PSICÓLOGO, MÃE, PAI...
EM MUITAS REUNIÕES OU FORMAÇÕES, O DESABAFO É TANTO, QUE MAIS PARECE TERAPIA DE GRUPO...
TODOS OS "TEMAS PROBLEMAS" DA SOCIEDADE SÃO DESPEJADOS NA ESCOLA PARA QUE O PROFESSOR TRABALHE, (DROGAS, QUEIMADAS, CORRUPÇÃO) ISSO ALÉM DO CONTEÚDO...
O PROFESSOR É TENDENCIONADO A SE SENTIR CULPADO PELOS FRACASSOS DOS ALUNOS, SE FOI BEM É MÉRITO DO ALUNO, SE FOI MAL A CULPA É DO PROFESSOR, HAJA METODOLOGIA!


E PRA FINALISAR, A ABSURDA CONTAGEM DE PONTOS NO FIM DO ANO: O PROFESSOR QUE TEM MAIS PONTOS CONSEGUE AULA, E SE NÃO TIVER QUASE NADA DE PONTOS? ORA, O PROFESSOR É AVALIADO PELOS PONTOS?
É, ACHO QUE O ENSINO NO BRASIL REALMENTE NÃO MEDE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, POSSO SER PÉSSIMO PROFESSOR NA SALA DE AULA (SE QUISER), O IMPORTANTE É ESCREVER ARTIGOS E PUBLICAR, FAZER PROJETOS NO PAPEL, DAR PALESTRAS, ÊBA! ASSIM CONSIGO MUITOS PONTOS E AULA NO FIM DO ANO!

Que luta!
INFELIZMENTE...

MAS O MAIS SURPREENDENTE DISSO TUDO... AS VEZES, O PROFESSOR PASSA COMO UM TRATOR EM CIMA DE TODAS AS DIFICULDADES, AMA OS ALUNOS E TENTA FAZER A DIFERENÇA... ÊTA PROFISSÃO DE NEURÓTICOS!
É O QUE ACHO!

Professora Katia